Dizemos nós...

sábado, janeiro 13, 2007

Erro 1

Defesa do S.L.Benfica. De facto Leo e Nelson têm uma velocidade e capacidade técnica acima da média...mas os 2 laterais a jogar juntos fragilizam a equipa defensivamente, tornando-a alvo fácil no jogo aéreo. Juntando-lhes Nuno Assis, Petit e Miccoli no mesmo onze...não é por acaso que o S.L.Benfica já não se encontra na Champions League, é que por vezes ter Luisão não chega...

Comprar sem critério é perder dinheiro.

Nos tempos que correm a contratação de jogadores tem sido e, aparentemente contuinuará a ser, um exercicio banal para os clubes que no final de cada época, por necessidade de mostrar trabalho contratam em quantidade gastando fortunas sem critério algum. Trata-se de uma espécie de praga que demontra bem a qualidade do dirigismo em Portugal. A quantidade de "flops" no futebol português e particularmente nos "grandes" é abismal.
Solução? Muito fácil. Não se trata apenas de contratar bons jogadores tecnicamente ou fisicamente, mas de ter em conta todo um conjunto de factores que possibilitem ao jogador demonstrar todo o seu valor no mais curto espaço de tempo. Motivação, adaptação ao clube, ao país, ao estilo de jogo que a equipa utiliza....é necessário conhecer o jogador a fundo em termos psicologicos antes de partir para a sua contratação. Fazer uma equipa não é apenas juntar 11 jogadores com qualidade...é muito mais.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Suporte e projecção


Muitas estratégias têm seguido os pequenos e médios clubes mas poucos têm tido sucesso andando sempre "á rasca". Para se safarem ou têm um grande investidor ou têm um mourinho ou fazem parcerias c/clubes superiores. A estratégia que se deve seguir passa por esta última hipótese. Nunca um clube destes em Portugal consegue vender um jogador por mais de €2/3 M e para isso tinha que ser um c.ronaldo, mas um clube grande já o conseguiria vender por muito mais. Imagine-se um clube vende a sua jovem estrela por €100mil a 1 grande e este vende por €1oM, se o clube pequeno tivesse quase dado o jogador e ficado com 50% do passe ganharia muito mais. O risco não é assim tão grande porque mesmo que o jogador não tivesse sucesso, só o facto de ter ido para um grande lhe aumentaria o valor.
A estratégia certa seria fazer uma mega parceria com um clube grande. A parceria seria feita da seguinte maneira: o clube pequeno cedia 50% do passe de todos os jogadores saídos da sua formação e a rede de observação do clube grande passaria a funcionar também com o clube pequeno especialmente os observadores do próprio distrito e distritos envolventes do clube mais pequeno para onde seriam canalizados os jovens jogadores que não fossem para o centro de estágio do clube grande mas que estivessem "debaixo de olho" deste. A prospecção internacional de jovens também poderia estar ligada sendo que o clube pequeno (de preferencia também da 1ªliga) serviria para testar e rodar os jogadores. Também o clube pequeno teria prioridade nos empréstimos de jogadores do clube grande. Os jovens craques da equipa pequena seriam mais tentadores para o clube grande porque os levaria quase de borla mas se os valorizasse o clube pequeno ganharia muito mais se tivesse vendido todo o passe, poderia ganhar milhões em vez de milhares.

Bilhetes: pessoas ou moscas?

Se os bilhetes são caros não vai ninguém, se são baratos não se ganha nada. O que fazer? Primeiro, formar uma equipa atractiva que "traga" pessoas ao estádio, depois baixar drasticamente o preço dos bilhetes de maneira a que se aproxime quase do zero, incutir o hábito de vir ao futebol dando incentivos como sorteios de prémios para o público ou actividades nas áreas circundantes aos estádio. Depois, com toda a teia montada ir aumentando gradualmente o preço dos bilhetes.

Ir buscar jogadores ao lixo (salvo seja)

Muitos têm sido os exemplos de jogadores de capacidade muito elevada que jogam em clubes distritais, que não custam praticamente nada e nem sequer têm a possibilidade de fazer testes (1 semana, 1 mês ou até 1 ano) em clubes da 1ªliga. Este é 1 mercado c/enorme potencial tendo em conta a relação qualidade/preço, basta ter uma boa equipa de observadores e que demonstrem "instinto" para conseguir encontrar este tipo de jogadores.