terça-feira, janeiro 09, 2007

Suporte e projecção


Muitas estratégias têm seguido os pequenos e médios clubes mas poucos têm tido sucesso andando sempre "á rasca". Para se safarem ou têm um grande investidor ou têm um mourinho ou fazem parcerias c/clubes superiores. A estratégia que se deve seguir passa por esta última hipótese. Nunca um clube destes em Portugal consegue vender um jogador por mais de €2/3 M e para isso tinha que ser um c.ronaldo, mas um clube grande já o conseguiria vender por muito mais. Imagine-se um clube vende a sua jovem estrela por €100mil a 1 grande e este vende por €1oM, se o clube pequeno tivesse quase dado o jogador e ficado com 50% do passe ganharia muito mais. O risco não é assim tão grande porque mesmo que o jogador não tivesse sucesso, só o facto de ter ido para um grande lhe aumentaria o valor.
A estratégia certa seria fazer uma mega parceria com um clube grande. A parceria seria feita da seguinte maneira: o clube pequeno cedia 50% do passe de todos os jogadores saídos da sua formação e a rede de observação do clube grande passaria a funcionar também com o clube pequeno especialmente os observadores do próprio distrito e distritos envolventes do clube mais pequeno para onde seriam canalizados os jovens jogadores que não fossem para o centro de estágio do clube grande mas que estivessem "debaixo de olho" deste. A prospecção internacional de jovens também poderia estar ligada sendo que o clube pequeno (de preferencia também da 1ªliga) serviria para testar e rodar os jogadores. Também o clube pequeno teria prioridade nos empréstimos de jogadores do clube grande. Os jovens craques da equipa pequena seriam mais tentadores para o clube grande porque os levaria quase de borla mas se os valorizasse o clube pequeno ganharia muito mais se tivesse vendido todo o passe, poderia ganhar milhões em vez de milhares.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home